Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/06/2011 - 08h28

Cinco militares americanos são mortos no centro do Iraque

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Cinco militares das tropas dos Estados Unidos no Iraque foram mortos nesta segunda-feira no centro do Iraque, o maior saldos de vítimas americanas em um único ataque em dois anos.

Os EUA não informaram como os soldados morreram ou exatamente onde, mas a imprensa relatou mais cedo um ataque de foguetes contra uma base militar na capital Bagdá.

O incidente causou o maior número de vítimas americanas desde maio de 2009, quando cinco militares morreram em Bagdá, em um incidente não relacionado a combate. Em abril de 2009, seis militares morreram --cinco em combate em Mossul (norte) e um em um incidente não relacionado a combate.

As forças americanas encerraram as operações de combate no Iraque em agosto de 2010, se dedicando principalmente a tarefas de treinamento. Desde então o número de militares mortos caiu drasticamente --com as cinco mortes, o saldo total de vítimas americanas na guerra chegou a 4.459, segundo contagem da agência de notícias Associated Press.

Os EUA têm atualmente 46 mil soldados no Iraque, pouco diante dos 170 mil que chegou a ter. O cronograma da retirada prevê a saída completa dos americanos até o fim deste ano.

A violência no Iraque caiu de maneira geral desde o pico da guerra sectária entre 2006 e 2007, mas ataques armados e a bomba ainda ocorrem diariamente e têm como alvo majoritário as forças de segurança iraquianas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página