Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/06/2011 - 01h43

Colégios eleitorais são abertos na Turquia para pleito geral

Publicidade

DA EFE

Os colégios eleitorais abriram na Turquia às 7h locais (1h de Brasília) para que 50,19 milhões de cidadãos elejam neste domingo o novo Parlamento em pleito geral, nas 199.207 urnas dispostas em todo o país.

As 84 circunscrições espalhadas na Turquia permanecerão abertas até as 17h locais (11h de Brasília) para que os cidadãos elejam entre 15 partidos políticos os 550 deputados para os próximos quatro anos.

As pesquisas indicam como vencedor o governante AKP (Partido da Justiça e do Desenvolvimento, islamita moderado), liderado pelo primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, que obteve 46,7% dos votos e 341 deputados nas últimas eleições, realizadas em 2007.

Segundo as últimas enquetes, o AKP conquistará entre 41% e 50% de apoio, e uma cômoda maioria absoluta de mais de 276 cadeiras. O número, no entanto, será insuficiente para elaborar sozinho uma nova Constituição sem negociar com a oposição ou prescindir de um plebiscito popular.

Na sequência, as enquetes apontam o CHP (Partido Republicano do Povo, centro-esquerda laico), com intenções de voto entre 24,5% e 30%, e o MHP (Partido da Ação Nacionalista, extrema-direita), entre 10% e 15%.

Além disso, o BDP (Partido da Paz e da Democracia, nacionalista curdo) apoia candidatos independentes, que não têm o mínimo de 10% em nível nacional para estar no Parlamento.

Os primeiros resultados devem ser divulgados por volta das 15h (horário de Brasília).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página