Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/06/2011 - 11h53

Grupo armado ataca posto de controle no Paquistão; 29 morreram

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um grupo de ao menos 50 militantes atacou neste domingo um posto de controle no noroeste do Paquistão, iniciando um confronto que deixou 25 insurgentes e quatro soldados mortos.

O posto de controle fica em Walidad, na região tribal de Mohmand.

Os militares responderam ao ataque com bombardeios aéreos contra bunkers de militantes no topo de uma montanha, além do combate em terra.

Segundo as Forças Armadas paquistanesas, quatro soldados morreram e ao menos oito ficaram feridos. Há relatos divergentes sobre o número de insurgentes mortos --os militares falam em ao menos 25, mas Abdul Hameed Khan, funcionário do governo local, fala em oito.

Os militares disseram ter recuperado o controle do posto e forçado os insurgentes a fugir pela fronteira com o Afeganistão.

Mohmand fica na fronteira com a província de Kunar, no Afeganistão, que está sob controle do Taleban. Grupos de militantes usaram Kunar como ponto de lançamento de ataques dentro do Paquistão nas últimas semanas, levando a críticas de Islamabad sobre a ação das forças internacionais no país vizinho.

ATAQUE

Arshad Butt/Associated Press
Bombeiro paquistanês apaga chamas de caminhão-tanque incendiado por militantes em Quetta
Bombeiro paquistanês apaga chamas de caminhão-tanque incendiado por militantes em Quetta

Também neste domingo, nos arredores de Quetta, um grupo de homens armados incendiou um caminhão-tanque que levava combustível para as tropas da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) ao Afeganistão.

Os homens mataram o motorista antes de incendiar o veículo.

O Paquistão é a principal rota de fornecimento de suprimentos para as tropas internacionais no Afeganistão e os caminhões da Otan são alvo frequente de ataques de militantes.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página