Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2011 - 10h51

Governador sai ileso de duplo ataque no Iraque; 25 morreram

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O governador da cidade iraquiana de Diwaniya, Salam Husein Alwan, escapou ileso nesta terça-feira de um duplo atentado com carro-bomba perto de sua casa. A explosão matou ao menos 25 pessoas e deixou outras 30 feridas, a maioria policiais.

Os dois carros explodiram praticamente ao mesmo tempo perto da casa do governador de Diwaniya, no centro do Iraque.

Um coronel da polícia disse que os carros tinham como alvo o comboio do governador, que deveria sair próximo ao horário da explosão.

Ahmad Al-Rubaye/France Presse
Iraquiano inspeciona danos em loja de bebidas atingido por um carro-bomba em Bagdá; dia foi de violentos ataques no país
Iraquiano inspeciona danos em loja de bebidas atingido por uma bomba em Bagdá; dia foi de violentos ataques no país

Os carros explodiram às 7h45 no horário local, em um posto de controle próximo à casa do governador.

"A primeira explosão se produziu quando um terrorista suicida tentou passar por um posto de controle com o objetivo de atacar a cada do governador e se produziu justamente perto da entrada principal. A segunda ocorreu no mesmo lugar, três minutos depois", disse um porta-voz do Ministério de Defesa.

Um funcionário do governo, Initisar Al Musaui, acusou a rede terrorista Al Qaeda pelo ataque e disse que o alvo era o governador.

A dupla explosão causou ainda danos em vários edifícios da zona de Sob al Saghir, situada no centro de Diwaniya, capital da província de Qadesiya.

Após o ataque, as forças de segurança iraquianas e várias ambulâncias se deslocaram ao lugar para transferir as vítimas aos hospitais.

DIA DE VIOLÊNCIA

O dia foi de vários ataques por todo o Iraque.

Na capital Bagdá, cinco foguetes foram lançados contra uma base conjunta dos EUA e do Iraque no distrito de Baladiyat. Uma fonte do Ministério do Interior afirmou que dois dos foguetes atingiram a base e outros três caíram do lado de fora. Não se sabe se houve vítimas dentro da base.

Uma bomba colocada a beira da estrada matou um soldado iraquiano e feriu conco, incluindo três soldados, na rua Palestina, também na capital, disse o ministério.

Também na capital, uma bomba deixada em um micro-ônibus matou um civil e feriu outros três quando explodiu, no distrito de Mansour.

Em Ramadi, um esquadrão antibomba desativou um carro-bomba a alguns metros de prédios do governo. Mas um segundo carro-bomba explodiu próximo ao local enquanto a polícia tentava desativá-lo, ferindo um agente.

Já em Samarra, uma bomba instalada na beira de uma estrada explodiu na passagem de um comboio militar dos EUA, segundo a polícia. Não há informação sobre vítimas.

Cinco pessoas morreram e outras nove ficaram feridas quando uma bomba deixada em um restaurante explodiu em Mussayab, cerca de 60km ao sul de Bagdá.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página