Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2011 - 10h23

Ex-ministro japonês culpa tipo sanguíneo por mau comportamento

Publicidade

DA REUTERS

O ex-ministro da Reconstrução do Japão Ryu Matsumoto, que se demitiu cargo devido a comentários nas regiões afetadas pelo terremoto e tsunami, deu uma explicação inusitada para seu comportamento: seu tipo sanguíneo.

"Meu tipo sanguíneo é B, isso significa que posso ser irritável e impetuoso e minhas intenções nem sempre são claras", disse na terça-feira depois de sua demissão.

Yuriko Nakao/Reuters
O recém nomeado ministro de Reconstrução japonês, Ryu Matsumoto, apresentou sua demissão após ser criticado por declarações realizadas no domingo
O recém nomeado ministro de Reconstrução japonês, Ryu Matsumoto, apresentou sua demissão nesta terça-feira

Matsumoto ficou no cargo por cerca de uma semana. Ele decidiu deixar o cargo, na última terça-feira, após ter sido criticado por suas declarações em encontros com autoridades das áreas atingidas pelo tremor seguido de tsunami que devastou a região e deixou mais de 23 mil mortos e desaparecidos, detonando ainda a maior crise nuclear mundial dos últimos 25 anos.

Seus comentários realizados durante reuniões com os governadores das províncias de Miyagi e Iwate foram captados pelos microfones da imprensa local e tachadas de frios e arrogantes, segundo informou a agência Kyodo.

Matsumoto disse ao governador de Iwate, Takuya Tasso, que o governo central "ajudará (os municípios) com ideias, mas não ajudará aqueles sem elas" e também que, por ter nascido no sul, não está familiarizado com a localização dos povos afetados pelo terremoto e o tsunami no nordeste japonês.

Ao reunir-se com o governador de Miyagi, Yoshihiro Murai, Matsumoto se mostrou zangado por ter tido que esperá-lo em um quarto e não estendeu a mão dizendo "Quando chega um convidado, deve estar presente".

Matsumoto, de 61 anos, foi nomeado no dia 27 de junho por Kan para ocupar o ministério especialmente criado para tramitar a reconstrução das áreas afetadas pelo desastre.

Com agências de notícias

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página