Publicidade
Publicidade
EUA reconhecem independência do Sudão do Sul
Publicidade
DA REUTERS, EM WASHINGTON
O presidente norte-americano, Barack Obama, concedeu o reconhecimento dos Estados Unidos ao Sudão do Sul como Estado independente, após a secessão formal do norte no sábado.
"Depois de um longo empenho por parte do povo do Sudão do Sul, os Estados Unidos dão as boas-vindas ao nascimento de uma nova nação", disse Obama em uma comunicado divulgado pela Casa Branca.
Na África, nasce hoje o Sudão do Sul, país mais pobre do globo
Brasil busca cidadão local para ser cônsul em novo país
O Sudão do Sul se tornou oficialmente às 18h01 desta sexta-feira, no horário de Brasília, (0h01 de sábado no horário local) o mais novo país do mundo, ao se tornar independente do restante do Sudão.
Nas ruas da capital do país, Juba, centenas de pessoas comemoraram a independência logo após o horário oficial da separação do norte.
O país nasce a partir de um acordo de paz firmado em 2005, após 12 anos de uma guerra civil que deixou 1,5 milhão de mortos. Em janeiro, 99% dos eleitores do Sudão do Sul votaram a favor da separação da região, predominantemente cristã e animista, em relação ao norte, governado a partir de Cartum, onde a população é em sua maioria muçulmana e de origem árabe.
+ Canais
- Acompanhe o blog Pelo Mundo
- Acompanhe a Folha Mundo no Twitter
- Acompanhe a Folha no Twitter
- Conheça a página da Folha no Facebook
+notícias de mundo
- Especialista em geopolítica tenta prever os próximos dez anos
- Vencedor do Pulitzer narra a história do petróleo; leia trecho
- Ex-delegado do Dops dá nome aos bois
- 'Bota o retrato do velho outra vez'; chega nova biografia de Getúlio
- Covardia é o pior dos vícios, diz Pondé
- Livro destrói mito do bom selvagem e relata guerras pré-históricas
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Trabalhadores presos morrem após explosão de túnel no Japão
- Unesco pede medidas para salvar Machu Picchu
- Morre Klaas Faber, um dos criminosos nazistas mais procurados
- ONU confirma morte de 32 crianças em massacre na Síria
- Irlanda do Norte está disposta a ajudar Colômbia em eventual processo de paz
+ Comentadas
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.








Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV