Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/07/2011 - 17h51

Senado do Paraguai rejeita por unanimidade emenda de reeleição

Publicidade

DA ANSA, EM ASSUNÇÃO

O Senado paraguaio rechaçou nesta quinta-feira por unanimidade um projeto de emenda constitucional que previa a instituição da reeleição presidencial, solicitada por setores de esquerda.

O pedido era considerado por juízes e políticos como inconstitucional desde que foi elaborado, já que a reeleição não pode ser acordada através de emenda, que é uma prerrogativa do Congresso, mas sim por meio de uma reforma promovida por uma Assembleia Constituinte.

Fontes políticas consideram que é improvável que uma assembleia deste tipo seja convocada antes de 2013, ano em que serão realizadas as próximas eleições, já que nenhum partido político demonstra interesse na iniciativa.

O pedido de emenda foi reiterado por cerca de 100 mil assinaturas coletadas pela coalizão Frente Guazú (grande, em guarani), que é composta por pequenos partidos e movimentos de esquerda que integram a aliança governista.

A imprensa e a oposição questionaram, na época da entrega do documento, a postura dos partidos governistas, que se opuseram à tentativa do ex-presidente Nicanor Duarte Frutos (2003-2008) de realizar uma manobra semelhante.

O projeto foi arquivado pelo Senado, e com esta decisão acaba a possibilidade de que o presidente paraguaio, Fernando Lugo, possa tentar concorrer a um segundo mandato.

Lugo, por sua vez, descartou em junho esta hipótese."Fernando Lugo, uma vez mais, não quer ser reeleito", disse o próprio mandatário ao conversar com a imprensa na ocasião, no palácio do governo, em Assunção.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página