Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/07/2011 - 22h22

Standard & Poor´s diz que pode reduzir nota de risco dos EUA

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) advertiu nesta quinta-feira que analisa a redução da nota da dívida dos Estados Unidos, diante da paralisia das negociações para se evitar uma eventual moratória.

Entenda o que é "rating" ou nota de risco

"Pensamos na possibilidade de baixar a nota dos Estados Unidos em três meses", informou a S&P em um comunicado. A decisão "reflete dois problemas distintos, mas relacionados entre si".

O assunto tem sido destaque nos últimos dias em meio à antecipação por um acordo entre republicanos e democratas quanto à elevação do teto da dívida pública americana. O limite, de US$ 14,29 trilhões, foi alcançado em maio deste ano. Desde então, o governo não pode mais aumentar seu endividamento.

Por causa da alta da receita fiscal, o governo calcula que terá caixa para honrar seus compromissos até 2 de agosto, prazo que o Congresso tem para aprovar o aumento da capacidade de endividamento americana.

"O primeiro problema é a incapacidade persistente de aumentar o teto da dívida pública americana de modo que o Estado federal seja capaz de garantir os pagamentos previstos relacionados com suas obrigações da dívida", assinala o comunicado.

"O segundo [problema] se refere a nossa opinião atual sobre a probabilidade de que o Congresso e o governo cheguem a um acordo em um futuro próximo sobre um plano confiável para o equilíbrio fiscal a médio prazo".

Os Estados Unidos têm atualmente a nota "AAA", que representa uma dívida com as melhores garantias de pagamento.

Ainda em abril deste ano, a S&P rebaixou de "estável" para "negativa" a perspectiva da dívida soberana dos Estados Unidos devido a seu deficit orçamentário e elevado endividamento.

Quase três meses atrás a S&P já via riscos de que governo e oposição poderiam não chegar a um acordo sobre o plano para reduzir o deficit no orçamento dos EUA.

"Os Estados Unidos têm o que nós consideramos um grande deficit orçamentário e crescente endividamento do governo e o caminho para resolver esses problemas não está claro para nós. Por isso, nós revisamos a perspectiva de risco de longo-prazo de estável para negativo", disse a agência em uma nota, na época.

MOODY´S

A agência de classificação de risco Moody's anunciou nesta quarta-feira que colocou sob revisão a nota da dívida dos Estados Unidos e estuda rebaixá-la, diante da possibilidade de que não se consiga um acordo para elevar o limite de endividamento do país.

A Moody's indicou que submeteu a avaliação "AAA" para revisão e que mantém a advertência no mesmo sentido que já fez no início de junho. Atualmente o país tem mais alto nível do grau de investimento.

O outro extremo das notas de risco é o grau "CCC", o mais baixo do mundo e somente um antes do calote, concedido mais cedo pela Moody´s à Grécia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página