Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/07/2011 - 02h35

Hillary Clinton inclui China em viagem que fará pela Ásia

Publicidade

DA EFE

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, incluirá a China como última parada da viagem de 11 dias que em breve fará à Grécia e a vários países da Ásia, informou nesta sexta-feira a Embaixada americana em Pequim.

Em 25 de julho, Hillary fará escala na cidade de Shenzhen, vizinha a Hong Kong, e se reunirá com o conselheiro de Estado --principal autoridade das Relações Exteriores do Executivo chinês--, Dai Bingguo.

No encontro, Hillary e Dai revisarão o desenvolvimento das relações bilaterais e "discutirão a agenda para a segunda metade do ano", trocando ainda pontos de vista "sobre assuntos globais de preocupação comum", acrescentou o documento da Embaixada americana.

Espera-se que sejam analisadas na reunião questões como os programas nucleares de Irã e Coreia do Norte, as revoluções no mundo árabe e as disputas territoriais da China com seus vizinhos --principalmente Filipinas e Vietnã-- no Mar do Sul da China.

Recentemente, o Senado americano condenou o que considera "abusos" da China com seus vizinhos nestas disputadas águas, enquanto Pequim acusa Washington de tentar interferir em um assunto no qual não tem interesses diretos.

Em junho, o secretário das Relações Exteriores das Filipinas, Albert del Rosário, visitou os EUA e em um encontro com Hillary obteve da chefe da diplomacia americana promessas de apoio a Manila no caso de um hipotético conflito com Pequim.

Durante sua viagem, Hillary também fará escalas na Índia, Indonésia e Turquia, aonde chegou nesta sexta-feira para participar de uma reunião do Grupo de Contato sobre a Líbia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página