Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/07/2011 - 08h30

Hillary elogia esforço de premiê grego em aprovar austeridade

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, declarou neste domingo o apoio dos Estados Unidos à Grécia e eleogiou a determinação do premiê Giorgos Papandreou em aprovar um novo pacote de austeridade para tentar salvar a Grécia do calote.

"Apoiamos o povo e o governo da Grécia", disse Hillary, diante da imprensa grega. Os EUA "apoiam firmemente a determinação do governo de Papandreou em aplicar as reformas necessárias para colocar a grécia de volta em bases saudáveis."

Após muitos apelos de Papandreou, o Parlamento grego aprovou no fim de junho um duro pacote de austeridade, no valor de 78 bilhões de euros.

A aprovação era essencial para receber a quinta cota, de 12 bilhões de euros, do primeiro pacote de resgate aprovado em 2010 pela União Europeia e FMI (Fundo Monetário Internacional) e também uma segunda ajuda, cujos termos ainda são discutidos.

A ajuda visa a evitar algum tipo de calote de sua imponente dívida de 355 bilhões de euros.

Ao lado se seu colega grego, Stravos Lambrinidis, Hillary afirmou que as ações do premiê ilustram suas capacidades de dirigente.

"O preço da inação seria muito mais alto", disse a americana.

Hillary se reune neste domingo em Atenas com alguns membros do governo grego para tratar assuntos regionais e a crise econômica da Grécia.

A chefe da diplomacia americana assinou com Lambrinidis um memorando de cooperação para combater o contrabando de relíquias arqueológicas, segundo um comunicado do Ministério de Relações Exteriores da Grécia.

Eles devem discutir também o futuro dos Bálcãs, que constitui "um tema de máxima prioridade para a criação de um espaço de paz, estabilidade e desenvolvimento", segundo a Chancelaria grega.

Também serão tratados os eventos na África do norte, no Oriente Médio, o conflito do Chipre e a disputa sobre o nome da Macedônia.

Hillary será recebida em seguida pelo presidente grego, Carolos Papoulias; pelo primeiro-ministro, Yorgos Papandreou, e pelo titular de Finanças, Vangelis Venizelos.

Na segunda-feira, Hillary se reunirá com o líder da oposição conservadora de Nova Democracia, Antonis Samaras.

Em seguida, viaja a Nova Déli, na Índia, para a segunda rodada do Diálogo Estratégico entre Estados Unidos e Índia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página