Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/07/2011 - 08h00

BSkyB decidirá futuro do filho de Murdoch após sabatina pública

Publicidade

DO "FINANCIAL TIMES"

Os investidores da BSkyB irão esperar pelas explicações que James Murdoch, filho do magnata Rupert Murdoch, dará a parlamentares britânicos na sessão de amanhã antes de tomar uma decisão em relação a seu futuro como presidente da provedora de TV paga.

FBI abre investigação sobre News Corp. nos EUA
Entenda as denúncias contra o tabloide "News of the World"
Escândalo fecha jornal britânico após 168 anos; saiba mais
Veja cronologia do escândalo dos grampos

"Até o momento, estamos tentando encontrar um equilíbrio. James não parece ter feito nada errado e tem sido um bom presidente", disse um dos investidores, que possui 1% das ações da BSkyB, ao "Financial Times". Ele, porém, observou que, às vezes, "a lama gruda". "E não queremos que as pessoas digam que vão cancelar suas assinaturas."

Para outro investidor, com mais participação nas ações, se James aparecer na televisão "como alguém que tem algo a esconder ou ficar nervoso com os membros do parlamento", a BSkyB pode ser afetada. "E seria então melhor não ter o nome Murdoch na presidência", disse o investidor.

Mas há posições ainda mais céticas. "Acho que deveríamos ter um presidente que não seja Murdoch, mas vamos ver o que acontecerá na terça-feira", disse um terceiro investidor.

James, que foi convocado com o pai e a ex-editora do "News of the World" Rebekah Brooks para se explicar ao Parlamento britânico, deverá ser um dos mais pressionados na sabatina.

Parlamentares já anunciaram que vão querer explicações sobre suas recentes declarações, inclusive a de que executivos da empresa "enganaram" o mesmo comitê em sessões sobre o caso em 2007 e 2009.

James também participará de uma reunião de cúpula da BSkyB no dia 28, em que falará, pela primeira vez, com os diretores sobre os recentes escândalos envolvendo o conglomerado da família.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página