Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/08/2011 - 10h37

Coreia do Norte diz aceitar mais diálogo com os EUA

Publicidade

DA REUTERS, EM SEUL

A Coreia do Norte afirmou nesta segunda-feira que concordou em aprofundar seu diálogo com os Estados Unidos, e reiterou sua disposição em retomar brevemente, sem pré-condições, um processo multilateral de desarmamento regional.

O enviado especial dos EUA Stephen Bosworth conversou na quinta e sexta-feira da semana passada com o veterano negociador nuclear norte-coreano, Kim Kye-gwan, na sede da missão dos EUA na ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York.

Ambos qualificaram o diálogo, que não ocorria há quatro anos nesse nível, de "construtivo".

O diálogo bilateral havia sido totalmente rompido no ano passado, depois de dois ataques que mataram 50 sul-coreanos. A retomada das discussões abre também a perspectiva de reabertura do processo multilateral que envolve EUA, China, Japão, Rússia e as duas Coreias.

"A RDPC (Coreia do Norte) permanece inalterada em sua posição de retomar o diálogo a seis partes sem pré-condições, numa data prematura, e de implementar de forma abrangente a declaração conjunta de 19 de setembro sobre o princípio da ação simultânea", disse a chancelaria norte-coreana em nota.

A declaração de 19 de setembro de 2005 prevê que a Coreia do Norte deve abrir mão de seu arsenal nuclear, em troca de ajuda econômica, energética e política dos EUA e Japão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página