Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/08/2011 - 19h59

Brasil ainda avalia impactos do aumento do teto da dívida dos EUA

Publicidade

ANA CAROLINA OLIVEIRA
DE BRASÍLIA

O governo ainda está avaliando quais os impactos que a decisão de aumentar o teto da dívida americana terá sobre o Brasil. A informação foi dada nesta terça-feira pelo secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa.

Nesta terça-feira, o presidente dos EUA, Barack Obama, assinou a lei que aumenta o teto da dívida pública americana. A assinatura ocorreu apenas algumas horas antes de expirar o prazo para que o Tesouro declare a moratória.

"Nós estamos avaliando quais são os impactos. O impacto depende sobre o crescimento americano e indiretamente sobre as taxas de juros americana e internacionais esse é o principal canal de transmissão da decisão tomada lá em relação ao Brasil", afirmou Nelson Barbosa.

Segundo Barbosa, a decisão tomada hoje nos Estados Unidos diminui a incerteza internacional. Mas, em um primeiro momento, resolve apenas as questões políticas.

"A medida resolve o impasse político, deixa claro que não haverá uma solução radical, ou seja, default. Então diminui a incerteza. Mas a medida implica que a política fiscal americana tende a ser mais restritiva ou menos expansionista", afirmou Barbosa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página