Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/08/2011 - 16h17

Política dos EUA aumenta especulação no Brasil, diz Mantega

Publicidade

DE SÃO PAULO

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, criticou nesta terça-feira (9) a política monetária expansionista dos Estados Unidos, que, segundo ele, afeta o Brasil ao trazer investidores especulativos ao país.

Em audiência na Câmara dos Deputados, Mantega avaliou que existe uma exacerbação da disputa comercial, com práticas predatórias.

Mantega defendeu ainda a posição fiscal do Brasil mas fez um apelo para que Legislativo, Judiciário, juntos com o Executivo, não apresentem propostas de aumentos de gastos neste momento de agudização da crise global. O ministro afirmou que, se for necessário, o governo pode tomar mais medidas para enfrentar a crise.

As declarações foram feitas após o Fed (Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos) afirmar que vai manter a taxa de juros "excepcionalmente baixa" até meados de 2013, em um esforço para apoiar a frágil economia em um momento de lenta recuperação e temores de uma recessão.

Atualmente, a taxa de juros dos EUA está no menor nível da história, entre 0% e 0,25%. A ideia é dar confiança aos investidores de que o Fed continua ajudando a economia.

Com informações da Reuters

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página