Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2011 - 17h48

Ex-ditador Noriega irá para prisão de segurança máxima no Panamá

Publicidade

DA ANSA, EM CIDADE DO PANAMÁ

O ex-ditador do Panamá Manuel Antonio Noriega vai cumprir pena de 20 anos em uma prisão de segurança máxima, ao invés de em seu domicílio, informou nesta quarta-feira a ministra de Interior panamenha, Roxana Méndez.

Ela confirmou também, durante uma entrevista ao canal de televisão local Telemetro Reporta, que a extradição de Noriega, atualmente preso na França, está prevista para as primeiras semanas de outubro.

O ex-ditador foi capturado por soldados americanos e levado a Miami para julgamento após uma invasão dos Estados Unidos em 1989. Depois de quase 20 anos de prisão, ele foi transferido no ano passado para a França, onde era procurado pelas autoridades por lavagem de dinheiro e foi condenado a sete anos de prisão.

O governo panamenho, por sua vez, pede a extradição do ex-ditador para que ele cumpra uma pena de 20 anos pelo desaparecimento do guerrilheiro Hugo Spadafora, ocorrida em 1985.

Parentes do militante morto anunciaram que, se Noriega fosse preso em regime domiciliar por conta de sua idade elevada, eles fariam uma denúncia a CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) por violação das próprias leis panamenhas.

O vice-presidente e chanceler panamenho, Juan Carlos Varela, disse hoje que diversas entidades nacionais se reuniram para coordenar o traslado de Noriega ao Panamá.

A "El Renacer", penitenciária que abrigará o ex-ditador, é uma prisão de segurança máxima localizada a cerca de 35 quilômetros da capital, Cidade do Panamá, em uma antiga base militar norte-americana nas proximidades do Canal do Panamá.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página