Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2011 - 08h49

Gaddafi pede para líbios combaterem "traidores e a Otan"

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Uma emissora de televisão estatal da Líbia transmitiu uma mensagem de áudio supostamente do ditador Muammar Gaddafi, na qual ele pede a seus partidários para tomar armas e lutar contra "traidores e a Otan", aliança militar do Ocidente.

A mensagem foi ao ar nesta segunda-feira e possuía conteúdo semelhante ao de discursos anteriores nos quais Gaddafi busca inspirar confiança em forças leais a ele contra os rebeldes.

O ditador pediu ao povo líbio que "dance, cante e lute" e afirmou que o número de mártires cresceu, assim como a determinação líbia.

Pier Paolo Cito/Associated Press
Ditador líbio, Muammar Gaddafi, aparece em gesto de vitória em imagem de abril deste ano, em Trípoli
Ditador líbio, Muammar Gaddafi, aparece em gesto de vitória em imagem de abril deste ano, em Trípoli

Foi a primeira mensagem divulgada de Gaddafi desde que as forças rebeldes nas montanhas no oeste do país lançaram ofensiva contra Trípoli. Ontem, a oposição também avançou sobre a cidade de Zawiyah, a 48 km da capital.

Na principal ofensiva para isolar Trípoli, rebeldes líbios fincaram uma bandeira em Zawiyah, no que consiste um golpe psicológico para os adeptos de Gaddafi e corta a estrada costeira para a Tunísia, que permite o fornecimento de alimentos e combustíveis para a capital.

Forças pró-Gaddafi fortemente armadas ainda estão posicionadas entre a cidade e Trípoli. Avanços anteriores dos rebeldes foram frequentemente revertidos, apesar da ajuda de aviões da Otan.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página