Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2011 - 10h32

Ex-presidente e aliado de Tymoshenko depõe contra ela na Ucrânia

Publicidade

DA EFE

O ex-presidente ucraniano Víctor Yúschenko testemunhou nesta quarta-feira contra a ex-premiê Yulia Tymoshenko no processo pelo qual ela responde a acusações de abuso de poder e má gestão de fundos públicos quando estava no cargo.

As acusações são referentes a um acordo de gás natural assinado com a Rússia em 2009, quando ela era primeira-ministra. O governo de Viktor Yanukóvich, atual presidente, afirma que o acordo sobrecarregou a Ucrânia com preços altos demais para suas importações de gás natural, tese apoiada por Yúschenko.

"O que mais me surpreendeu foi que ela não especificou o preço, mas reiterava que ele seria bom", afirmou. Yanukovich entrou no tribunal acompanhado por gritos de "vergonha" e "traidor" por parte de partidários da ex-premiê.

A promotoria afirma que Tymoshenko cometeu abuso de poder ao assinar acordo de gás com a Rússia sem a aprovação do Conselho de Ministros. O primeiro-ministro ucraniano, Nikolai Azarov, disse que Tymoshenko havia assinado o contrato prejudicial para que a Rússia anulasse as dívidas da empresa "United Energy Systems da Ucrânia", liderado pelo então líder da oposição ucraniana.

Yúschenko e Tymoshenko foram idealizadores da Revolução Laranja de 2004, quando denunciaram uma fraude eleitoral a favor de Yanukóvich, quem foi eleito presidente somente em 2010. Com o tempo, suas posturas se distanciaram até que viraram rivais políticos.

Sergei Chuzavkov/Associated Press
Partidário da ex-premiê ucraniana Yulia Tymoshenko participa de manifestação em frente a tribunal onde é julgada
Partidário da ex-premiê ucraniana Yulia Tymoshenko participa de manifestação em frente a tribunal onde é julgada
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página