Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/08/2011 - 07h57

Rebeldes líbios anunciam domínio de principais fontes de energia

Publicidade

DA EFE, EM BENGHAZI

Os combatentes rebeldes da Líbia anunciaram ter tomado o controle do terminal petrolífero de Brega, no leste do país, e da refinaria de Zawiyah, no oeste, assumindo assim as principais fontes de energia do regime, indicaram neste sábado à agência Efe fontes ligadas aos insurgentes.

A tomada da refinaria de Zawiyah, cerca de 50 quilômetros ao oeste da capital líbia, representa o mais recente sucesso obtido pelos rebeldes no terreno.

Esta refinaria produz cerca de 120 mil barris diários de petróleo e é atualmente o principal fornecedor de combustível para Trípoli.

Na semana passada, os rebeldes tomaram o controle de parte da cidade e, sobretudo, a estrada que liga até a fronteira com a Tunísia, cortando assim as vias de abastecimento do regime do líder Muammar Gaddafi.

A rede de televisão "Al Jazeera" divulgou neste sábado imagens do domínio de grupos insurgentes sobre o terminal petrolífero de Brega, outro fornecedor de energia para a capital.

"Controlamos a maior parte da cidade e principalmente o terminal petrolífero. Travamos duras batalhas para chegar ali, mas hoje podemos dizer que derrotamos os focos de resistência das tropas de Gaddafi na maior parte do território de Brega", indicou o coronel rebelde Mohammed el Rojeili.

Outra vitória dos insurgentes foi a tomada de Zliten, cerca de 150 quilômetros ao leste de Trípoli. "Nossas forças entraram em Zliten, capturaram as brigadas leais a Gaddafi e tomaram o controle da refinaria", anunciou o coronel rebelde Ahmed Bani.

Os combates continuam nesta parte do território líbio. Segundo o coronel Bani, os rebeldes perderam mais de 30 de seus homens e mataram cerca de 40 soldados do regime desde sexta-feira.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página