Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/08/2011 - 17h18

Jovem palestino morre após ser atingido por ataque de Israel

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, NA FAIXA DE GAZA

Um jovem palestino que ficou ferido em 19 de agosto durante um ataque aéreo israelense no norte da faixa de Gaza morreu nesta segunda-feira, informaram fontes médicas locais.

Haitam Maruf, de 14 anos, foi atingido pela explosão de um míssil que tinha como alvo os membros de um grupo armado na cidade de Beit Lahya.

Esse ataque ocorreu um dia depois de uma série de ataques sangrentos contra Israel (oito mortos) no sul do país, perto da fronteira com o Egito, e que Israel considera terem sido promovidos por um grupo radical palestino de Gaza, os Comitês de Resistência Popular (CRP), que negaram.

Essa nova morte eleva para 27 o número de palestinos mortos no último ciclo de violência posterior aos ataques de 18 de agosto e que deixaram ao menos um civil israelense morto, devido a um foguete Beersheva (sul de Israel).

Os mortos palestinos são na maioria ativistas de grupos armados, embora entre o total estejam incluídos três crianças, segundo os serviços de emergência de Gaza.

Por outro lado, um foguete foi lançado nesta segunda-feira à noite contra Israel a partir da faixa de Gaza, sem causar feridos nem danos, indicou um porta-voz militar.

PALESTINO FERE CIVIS EM TEL AVIV

Num outro ataque a israelenses na madrugada desta segunda-feira, um palestino roubou um táxi e apunhalou pedestres em Tel Aviv, deixando ao menos sete feridos, informa a polícia local.

A polícia assegura que se trata "definitivamente de um atentado terrorista" que aconteceu por volta das 2h de segunda locais (21h de Brasília do domingo) perto do popular clube noturno Haoman 17, no qual cerca de mil jovens participavam de uma festa.

O autor foi identificado pela polícia como um palestino na faixa dos 20 anos e natural da cidade de Nablus, no norte do território ocupado da Cisjordânia.

O agressor tomou um táxi em Jafa, perto de Tel Aviv, do qual expulsou à força o motorista para se dirigir rumo ao citado clube noturno, onde frequentemente se podem ver dezenas de jovens fazendo fila em frente à porta.

Perto do local, a polícia tinha postado uma viatura, contra a qual o palestino jogou o veículo.

Depois saiu do automóvel e apunhalou transeuntes enquanto gritava "Allahu akbar" (Deus é grande), geralmente proferido por fundamentalistas islâmicos em seus atentados, antes de ser rendido.

Enquanto isso, o Exército aumentou sua presença em torno da Faixa de Gaza e na fronteira com o Egito, após receber informação de que um membro da Jihad Islâmica cruzou da faixa para o Sinai para perpetrar um atentado em Israel.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página