Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/09/2011 - 10h07

UE insiste em retomada de diálogo entre palestinos e israelenses

Publicidade

DA EFE, EM BRUXELAS

A chefe de diplomacia da UE (União Europeia), Catherine Ashton, informou nesta quinta-feira que sua prioridade no Oriente Médio continua sendo alcançar a negociação de palestinos e israelenses e não quis se pronunciar sobre eventual declaração de independência palestina na ONU (Organização das Nações Unidas).

"Não temos nenhuma resolução sobre como vamos nos posicionar", afirmou Ashton depois que vários países se posicionaram a favor do reconhecimento de um Estado palestino.

Ashton, que viajou ao Oriente Médio na semana passada para se reunir com líderes das duas partes e é a encarregada de encontrar uma postura comum na Europa, garantiu nesta quinta-feira que o consenso comunitário seria "muito importante".

O assunto estará na pauta da reunião informal de ministros de Relações Exteriores europeus que acontecerá na sexta-feira e no sábado em Sopot, na Polônia.

"Precisamos encontrar uma via para criar uma solução de dois Estados: um Israel seguro e estável ao lado de uma Palestina segura e estável", indicou Ashton, que garantiu que a Europa "fará sua parte a fim de conseguir" esse objetivo.

Ashton assinou hoje com o comissário geral da agência da ONU para os refugiados palestinos, Filippo Grandi, vários acordos para o financiamento europeu desse objetivo.

No período entre 2011 e 2013, a contribuição da UE vai superar os 80 milhões de euros anuais, que serão somados a verba de 40 milhões de euros assinada nesta quinta-feira, dedicada especificamente à segurança alimentar.

Em entrevista coletiva, Grandi alertou sobre as consequências que pode ter uma declaração de independência palestina em termos de estabilidade além de pedir a todos os líderes políticos que mostrem responsabilidade e garantam que as mensagens das próximas semanas não provoquem violência.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página