Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2011 - 04h46

Governo do Paquistão reafirma seu compromisso de luta contra o terrorismo

Publicidade

DA EFE

O Governo do Paquistão lembrou neste domingo as vítimas dos atentados do 11 de setembro nos Estados Unidos e defendeu continuar com a cooperação da comunidade internacional na luta antiterrorista.

"Na qualidade de país que se viu fortemente afetado pelo terrorismo, reafirmamos nossa determinação nacional de fortalecer a cooperação internacional para eliminá-lo", diz um comunicado divulgado por causa do décimo aniversário do ataque.

Na nota, o Executivo paquistanês ressalta que seria "apropriado" que a comunidade global renovasse seu compromisso de "respeitar os ideais de tolerância, humanidade e irmandade" entre os diferentes povos e culturas com o objetivo de "criar um mundo melhor".

Os EUA invadiram pouco depois do 11/9 o Afeganistão, país vizinho do Paquistão, que então estava isolado da comunidade internacional por seu reconhecimento ao regime talibã de Cabul e se viu obrigado a forjar uma estreita aliança com Washington.

Mas as relações entre os dois países não foram fáceis na última década, devido sobretudo aos supostos vínculos ainda existentes entre elementos do estamento militar paquistanês e certos grupos talibãs e jihadistas que atacam no Afeganistão.

A situação se viu agravada após a morte em maio passado do líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, no Paquistão, em uma operação unilateral das forças especiais dos EUA.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página