Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2011 - 08h47

Polícia de Bangladesh prende cerca de 300 de partido islâmico

Publicidade

DA REUTERS, EM DACA

A polícia de Bangladesh prendeu nesta terça-feira cerca de 300 membros do maior partido religioso islâmico do país, o Jamaat-e-Islami, um dia depois de violentos confrontos em várias cidades.

Dois líderes do Jamaat-e-Islami, incluindo o dirigente interino, estão entre os detidos por incitar na segunda-feira atos violentos que resultaram em ferimentos em mais de 150 pessoas.

O conflito começou na capital e se espalhou rapidamente para outras localidades, incluindo a cidade portuária de Chittagong, disseram testemunhas e a polícia.

O partido convocou passeatas na segunda-feira para exigir a libertação de seus principais líderes, que estão presos há vários meses e aguardando julgamento por supostos crimes cometidos em 1971, durante a guerra da independência do Paquistão.

O Jaamat-e-Islami nega essas acusações, luta para que eles sejam soltos e apoia uma campanha da principal legenda oposicionista, o PNB (Partido Nacionalista de Bangladesh), para derrubar o governo. Os nacionalistas convocaram uma greve geral para quinta-feira, em protesto contra a ação da polícia e o recente aumento do preço dos combustíveis.

As forças de segurança também detiveram o editor de um jornal que defende o Jamaat-e-Islami, o que motivou protestos de jornalistas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página