Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/09/2011 - 12h55

Crise da dívida custou 200 mi de euros a bancos europeus, diz FMI

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM WASHINGTON

O FMI (Fundo Monetário Internacional) pediu nesta quarta-feira que a zona euro utilize seu fundo de emergência para recapitalizar os bancos mais frágeis, que sofreram perdas de 200 milhões de euros desde o início da crise da dívida.

A volatilidade dos mercados financeiros persistirá e os emergentes enfrentam o risco de bruscas mudanças de tendência, segundo o relatório bianual de Estabilidade Financeira, publicado pelo fundo.

Nos mercados emergentes, a "interrupção repentina da afluência de capitais ou aumento dos custos de financiamento poderão enfraquecer os bancos internos", disse ainda o documento.

Os bancos dos países emergentes se beneficiaram até agora da entrada em massa de capitais, mas seus fundos poderão sofrer "uma redução de até 6% num cenário drástico no qual confluam vários choque".

As instituições da América Latina são mais vulneráveis a choques em termos de intercâmbio, enquanto que os da Ásia e as economias emergentes da Europa são mais sensíveis a aumentos dos custos de financiamento, afirmou o fundo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página