Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/10/2011 - 09h17

Exército sírio diz que retomou controle de cidade dissidente

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

As autoridades sírias anunciaram neste domingo que recuperaram o controle da cidade central de Rastan, ma região de Homs, palco de uma operação militar durante cinco dias, onde 250 tanques e blindados foram mobilizados em confrontos entre militares e desertores.

"O Exército sírio controla completamente Rastan e 50 tanques foram retirados neste domingo da cidade, que fica na província de Homs", 160 km ao norte de Damasco, afirma um comunicado do OSDH (Observatório Sírio de Direitos Humanos).

"Muitas casas ficaram destruídas e a situação humanitária é muito ruim. Temos informações sobre dezenas de civis mortos e enterrados nos jardins das casas durante os quatro dias de ataques do Exército contra a cidade", disse a OSDH, com sede no Reino Unido.

A agência de notícias oficial Sana afirmou que a estabilidade e a calma voltaram a Rastan e que "a normalidade retornou à cidade depois que os agentes da ordem, apoiados por unidades militares, entraram e enfrentaram grupos terroristas armados".

O regime do ditador Bashar Assad disse que a missão terminou com "um grande número de terroristas mortos e presos" e que uma grande quantidade de armas e munição foi apreendida. Segundo ele, grupos armados aterrorizaram os cidadãos, atacaram as forças de segurança, colocaram barreiras nas estradas, bloquearam as ruas principais e isolaram a cidade.

Segundo organizações opositoras, dezenas de pessoas morreram nesta semana pelo ataque das forças do regime em Rastan, onde grande número de soldados desertou em protesto pela repressão do regime contra a população civil.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página