Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/10/2011 - 13h48

Talebans usam "burro-bomba" em nova tática de ação no Afeganistão

Publicidade

DA EFE, CABUL

Os talebans utilizaram neste domingo um burro carregado de explosivos para atacar sem sucesso as forças de segurança afegãs na província ocidental de Herat, o que foi considerado como uma nova estratégia em sua luta.

"O burro-bomba é uma nova tática de nossos mujahedins. Os inimigos devem compreender que temos métodos semelhantes a este", explicou à Agência EFE o porta-voz taleban Mohammed Yousef Ahmadi.

Segundo uma fonte da polícia consultada pela agência local "AIP", os fundamentalistas prenderam uma bomba ao corpo do burro e a detonaram por controle remoto quando o animal caminhava perto de uma clínica do distrito de Rabat Sangi.

De acordo com esta versão, no incidente só morreu o burro, apesar de o porta-voz insurgente consultado pela EFE ter garantido que o ataque causou a morte de dois policiais e feriu outros três.

As bombas --colocadas em estradas, carros, bicicletas e motos geralmente-- e os atentados suicidas, frequentemente cometidos por crianças, são os métodos mais usados pelos fundamentalistas para desafiar as forças de segurança no Afeganistão.

Os "burros-bomba" não são tão frequentes, embora os talebans tenham empregado o método ao menos em dois ataques anteriores nas províncias de Kandahar em 2008 e de Helmand em 2009.

A guerra afegã passa atualmente por um dos momentos mais violentos, quando acaba de completar dez anos da invasão dos Estados Unidos.

As tropas da Otan começaram, em julho, a retirada progressiva do país, que será concluída em 2014, o que foi considerado pelos talibãs, nesta sexta-feira, como uma consequência do sucesso de sua luta.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página