Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/10/2011 - 11h53

Medidas de austeridade na zona do euro devem durar por longo período

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

A zona do euro deverá impor a seus países membros uma política de austeridade durante período prolongado, devido ao crescimento de sua dívida pública e ao envelhecimento de sua população, advertiu nesta terça-feira um informe trimestral sobre os 17 países da União Monetária.

"Está claro que para acabar com um aumento da dívida e garantir a sustentabilidade das finanças públicas, vários países da zona do euro devem implementar medidas de austeridade, ainda mais em relação às que foram aprovadas", indicou o comunicado da Comissão Europeia.

Outro problema é o envelhecimento da população, ressalta o documento, que defende que "sem novas medidas de austeridade, a dívida pública vai ultrapassar 100% do PIB (Produto Interno Bruto) nos próximos 15 anos".

A declaração se opõe às recomendações do FMI (Fundo Monetário Internacional), que recentemente incentivou a UE (União Europeia) a evitar as medidas de austeridade, já que impedem o crescimento.

Mais cedo, a chanceler alemã, Angela Merkel, havia colocado o envelhecimento da população como um empecilho no combate à crise na região. Segundo ela, isso torna mais difícil arcar com dívidas em comparação ao que acontece em países como o Vietnã, com uma média de idade populacional mais jovem.

Em visita ao país asiático, a líder alemã afirmou ainda que a zona do euro tem a vontade política de superar a crise.

"A chanceler me disse que era um problema difícil, mas pensamos que o euro continuará existindo e se desenvolvendo, apesar das dificuldades", disse o primeiro-ministro vietnamita Nguyen Tan Dung, em uma entrevista coletiva.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página