Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2011 - 20h57

Socialista Hermes Binner ganha votos mas fica longe da liderança; leia perfil

Publicidade

DE SÃO PAULO

Eleito em 2007 como o primeiro governador socialista da Argentina, à frente da província de Santa Fé, Hermes Binner quer agora tornar-se o primeiro presidente socialista, pela Frente Ampla Progressista Cívica e Social (FAP).

Binner é o candidato da FAP que disputará a Presidência concorrendo, entre outros, com Cristina Kirchner, que tentará a reeleição. Mas se as previsões das pesquisas de intenção de voto se confirmarem nas urnas, ele deve ficar muito atrás da atual presidente.

Na pesquisa Giacobbe e Associados, divulgada no dia 14 de outubro, o socialista aparece em segundo lugar na disputa, com 16,6% das intenções de voto, enquanto Cristina sustenta 53,1%.

Cézaro de Luna/Efe - 30.set.2011
Primeiro governador socialista da hitória da Argentina, Hermes Binner ganhou vantagem mas segue longe da liderança
Primeiro governador socialista da Argentina, Hermes Binner ganhou vantagem mas segue longe da liderança

Apesar de estar 36,5 pontos percentuais atrás da primeira colocada, o candidato demonstrou ter conquistado mais apoio do eleitorado ao subir duas posições desde as primárias de 14 de agosto, quando obteve 10,18% dos votos.

De última hora, o candidato da FAP rompeu com o cineasta Fernando "Pino" Solanas, com quem dividiria a chapa. Para a vaga de vice, entrou a senadora --pela província de Córdoba-- e jornalista Norma Morandini.

"O governador foi percebido como reservado e reflexivo. Não mostrou a paixão ou a ambição esperadas de um potencial candidato presidencial, mas pareceu um líder provincial preocupado e competente", dizia sobre Binner um cabo da Embaixada dos Estados Unidos na Argentina em 2008, divulgado pelo Wikileaks.

TRAJETÓRIA

Binner nasceu em 5 de junho de 1943 na cidade de Rafaela, em Santa Fé, coração da maior bacia leiteira do país, onde seus avós se estabeleceram após deixar a Suíça.

Posteriormente, ele deixou Rafaela e se mudou para Rosário, onde desenvolveu sua vocação política e profissional.

Militante no socialismo desde os 18 anos, graduou-se em 1970 como médico na Universidade de Rosário, onde foi secretário de extensão universitária.

A primeira experiência eleitoral de Binner foi em 1993, quando conseguiu uma cadeira no Legislativo municipal da cidade, fortaleza tradicional do peronismo. Dois anos depois, ele se tornou prefeito por dois mandatos consecutivos (1995-1999 e 1999-2003).

Em 2003, ele concorreu ao governo de Santa Fé com o peronista Jorge Obeid.

Dois anos mais tarde, foi eleito deputado nacional por Santa Fé como candidato da Frente Progressista Cívica e Social, uma aliança depois desfeita pelo Partido Socialista, União Cívica Radical e Afirmação para uma República Igualitária, ente outras forças de centro e centro-esquerda.

Como candidato dessa mesma frente, Binner ganhou em 2007 as eleições que lhe consagraram como o primeiro governador socialista da história argentina, o que pôs fim a 24 anos consecutivos de governos peronistas em Santa Fé.

Como governador, Binner desenvolveu uma gestão sem grandes sobressaltos nem escândalos de corrupção e com uma administração prolixa.

Arte Folha

COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página