Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/10/2011 - 02h12

Japão adotará medidas após nova alta do iene frente ao dólar

Publicidade

DA EFE

O ministro de Finanças japonês, Jun Azumi, assegurou neste sábado que adotará medidas contra os movimentos especulativos nos mercados de divisas depois que o iene marcou um novo preço máximo frente ao dólar em Nova York.

A moeda japonesa chegou a tocar na sexta-feira 75,78 pontos frente ao dólar no mercado nova-iorquino, com o que quebrou o máximo de 75,95 ienes alcançado em agosto.

Segundo a agência "Kyodo", o titular de Finanças japonês assegurou que a valorização do iene não reflete a situação atual da economia do Japão, mas se deve ao fato de que a divisa se percebe como segura perante a incerteza que pesa sobre as economias dos EUA e Europa.

Uma moeda local forte prejudica seriamente as companhias exportadoras do Japão, que lutam ainda para superar os efeitos do devastador terremoto de março com a carga adicional que representa a redução de sua competitividade no exterior por causa do iene.

"Estamos em uma situação na qual a taxa de câmbio do iene poderia apagar os lucros das companhias japonesas que buscam sobreviver", disse Azumi, citado pela "Kyodo".

A moeda japonesa também se encontra em níveis muito altos frente ao euro, que na sexta-feira se movimentava em torno dos 105,87 ienes.

As declarações do titular de Finanças poderiam apontar para uma eventual nova intervenção do governo no mercado de divisas para baratear o iene, que seria a quarta desde setembro do ano passado, sem que nenhuma das anteriores tivesse efeitos duráveis.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página