Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

10/01/2013 - 05h45

Leitor critica postura do Brasil ante o adiamento da posse de Chávez

DE SÃO PAULO

Leitores comentam o adiamento da posse do presidente reeleito Hugo Chávez, que trata de problemas de saúde em Cuba, na presidência da Venezuela.

Siga o Painel do Leitor no Twitter

*

O desenrolar dos acontecimentos na Venezuela nos deixa meditabundos. Qual a relação do populismo chavista com o lulismo? Até que ponto medidas sociais de grande alcance e apelo popular podem promover o mandatário à condição de um ser intocável, imune e superior à ordem constitucional de uma nação?

Por via das dúvidas, seria muito bom para o Brasil se presidentes da República ficassem sujeitos a só dois mandatos (consecutivos ou não). Não se fala tão bem da democracia dos EUA? Então vamos imitá-la e evitar que políticos sejam tentados à imortalidade nos cargos. Afinal, prevenir é sempre melhor do que remediar com tratamento cubano.

ROBERTO JANUÁRIO (Campo Limpo Paulista, SP)

*

A diplomacia brasileira defendeu o adiamento da posse de Chávez por seis meses e citou que "a preocupação da cláusula democrática do Mercosul seria em garantir a vigência da democracia, e não o apego formal à Constituição" ("Mundo").

Nossa diplomacia deveria entender que as Constituições são as garantias de qualquer democracia séria. Caso contrário, o Brasil estará validando genéricos de ditaduras fantasiados de democracia.

PEDRO VALENTIM (Bauru, SP)

*

Sobre o texto "Chávez, o rei fantasma", de Clóvis Rossi ("Mundo"), esclareço que a América Latina, com exceção do Chile, é uma verdadeira plantação de bananas. Trata-se de um amontoado de republiquetas, e o Brasil não é exceção!

RINALDO MACIEL DE FREITAS (Divinópolis, MG)

Alejandro Pagni - 9.jan.2013/France Presse
Homem exibe cartaz de Chávez durante ato de apoio ao presidente, na embaixada venezuelana em Buenos Aires
Homem exibe cartaz de Chávez durante ato de apoio ao presidente, na embaixada venezuelana em Buenos Aires

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br

 

EnqueteVeja +

'Rolezinhos'

A polícia deve impedir os "rolezinhos" nos shoppings paulistanos?

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página