Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
17/02/2009 - 02h30

Médicos, Venezuela, trotes, STF, PMDB, crise

da Folha Online

Médicos

"Chocante a maneira como um dos 'melhores médicos', indicado por seus pares, o ginecologista Bussâmara Neme, declara do alto de seus 93 anos que 'qualquer débil mental' pode realizar uma cesárea.
Não tenho, em minha família, qualquer pessoa que sofra de algum transtorno mental, mas é doloroso para as famílias que convivem com tão dolorosa doença ouvir de um médico considerado exemplo em sua área tão preconceituosa e ofensiva discriminação!"

IARA TOSCANO (Belo Horizonte, MG)

*

"No caderno especial sobre médicos (15/2), é interessante notar que o preço das consultas varia em função da aflição dos pacientes de cada especialidade: especialidades como a pediatria, que não são caracterizadas pelas grandes aflições imediatas de vida e morte dos pacientes, têm preços mais baratos (R$ 340 para pediatria, na média dos entrevistados), enquanto especialidades que tratam pacientes estigmatizados pela morte (como oncologia) cobram valores exorbitantes (R$ 730 para oncologia, na média dos entrevistados). É a vida humana (e suas aflições) obedecendo as leis de mercado."

JOAQUIM MARIANO DA COSTA NETO (São Paulo, SP)

-

Venezuela

"O presidente venezuelano, Hugo Chávez, com a sua obsessão pela permanência indefinida no poder, jogou no lixo tudo o que foi construído a duras penas por Simon Bolívar e outros líderes defensores da democracia na América Latina, como os princípios federativos, liberdade de expressão, alternância do poder... Chávez agora poderá se vangloriar de estar lado a lado com os mais antigos ditadores ainda no poder, como o seu amigo e conselheiro Fidel Castro, Muammar Gaddafi, Robert Mugabe, Omar Bongo, entre outros."

SINVALDO DO NASCIMENTO SOUZA (Rio de Janeiro, RJ)

*

"A vitória dos partidários de Hugo Chávez no referendo de domingo é um fator muito positivo para a democracia no país. Sem a possibilidade de Chávez continuar se reelegendo, o projeto da revolução bolivariana correria perigo.
Nestas ocasiões, a figura do líder é imprescindível. Parabéns ao povo venezuelano!
Possivelmente, a oposição golpista pró-imperialista vai chiar e lamentar, mas o que fazer? É a vontade do povo que deve prevalecer! Assim deve ser em todas as democracias!"

JOSÉ LOURENÇO CINDRA (Guaratinguetá, SP)

-

Trotes

"Como a maioria dos seres humanos, detesto coisas erradas e também partilho da mesma opinião de muitos. Quando li na Folha sobre os trotes do calouros de veterinária, fiquei chocado com tamanha incapacidade e imbecilidade de quem no futuro quer se tornar um profissional. Pensei externar minha indignação criticando tais atitudes, e no dia de ontem Ruy Castro faz isso por todos. Está na hora de acabar com os trotes violentos; recepção se faz com amizade e carinho. Trote violento é coisa de gente malcriada e maleducada."

CLAUDIR JOSÉ MANDELLI (Tupã, SP)

-

STF

"O STF está faminto e pressionando por salários mais elevados em plena crise econômica. Por outro lado a democracia brasileira está não menos faminta por justiça. Dois exemplos entre muitos: a extradição do assassino italiano. A leniência, o silêncio e acomodação dos tribunais em relação à descabida campanha eleitoral fora de hora patrocinada por Lula e Dilma, que, diariamente, infringem, na sua mais primária concepção, a legislação eleitoral, o que caberia sanções as mais severas contra ambos, conforme claramente reza a Constituição. Diante do histórico brasileiro, não será difícil imaginar quem serão os vitoriosos e os derrotados de sempre."

DAVID NETO (São Paulo, SP)

*

"Se todas as condenações a pena de prisão determinadas pelo juiz da primeira instância sempre serão confirmadas pela última instância, então a recente decisão do Supremo Tribunal Federal --que assegura ao réu o direito de recorrer em liberdade até que haja uma condenação definitiva pela Justiça-- não tem razão de ser.
Entretanto, não é razoável que um cidadão condenado a pena de prisão pelo juiz da primeira instância permaneça indefinidamente encarcerado por conta da morosidade da Justiça até que eventual erro judiciário cometido pelo juiz inicial --involuntário ou intencional, visto que, como todo ser humano ele possui, em maior ou menor grau, atributos como, por exemplo, inveja, soberba, ressentimento, autoritarismo, vingança, vaidade, preguiça, negligência, idiossincrasias-- seja corrigido pela última instância da Justiça brasileira."

FERNANDO SALINAS LACORTE (Rio de Janeiro, RJ)

-

PMDB

"As declarações do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), entregando os caciques dos partidos como os responsáveis pela corrupção nas relações com o governo Lula; dizendo que a turma, principalmente do PMDB governista, quer mesmo é praticar corrupção; afirmando que a maioria se incorpora à manipulação de licitações, contratações dirigidas e corrupção em geral; asseverando que mais de 90% dos deputados e senadores praticam o clientelismo, de olho nos cargos e outras benesses; dizendo que o presidente Lula comanda um governo medíocre e ainda afirmando que a Bolsa Família é o maior programa oficial de compra de votos, com certeza vale como um pedido de socorro para o Brasil.
Depois de todas essas pilantragens assinadas pelo senador Jarbas Vasconcelos, a solução para salvar a pátria é uma só: extinção desse Congresso putrefato.
Acorda Brasil!"

LEÔNIDAS MARQUES (Rio de Janeiro, RJ)

-

Crise

"A expressão usada por Clóvis Rossi de que 'essa crise não é só, mas também muito, muito, esquisita', define bem uma situação que exige muita reflexão. E que tem seu começo ao avaliarmos as atitudes de alguns segmentos empresariais que dão a nítida impressão de agirem de forma oportunista. Aproveitam a chamada crise para demitir trabalhadores ou então forçar alterações na aplicação na legislação trabalhista. É lamentável que ocorram tais procedimentos, que exigem respostas à altura. E que evidentemente não podem limitar-se à luta isolada de empregados de uma empresa, mas de manifestações de outros segmentos da sociedade."

URIEL VILLAS BOAS (Santos, SP)

-

Violência

"Uma inteligente propaganda da OAB veiculada recentemente dizia o seguinte: 'Está tudo legal? Não responda antes de consultar um advogado'. Se ficar comprovado que a advogada brasileira Paula Oliveira não estava grávida e que provocou os ferimentos em seu próprio corpo, estaremos diante do profundo mistério que é o próprio ser humano. Poderíamos então fazer como a OAB, porém com um outro sentido: 'Está tudo bem? Não responda antes de consultar um psicólogo'."

MÁRIO DEHON GUIMARÃES JOTA (Belo Horizonte, MG)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página