Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
03/10/2010 - 02h45

Eleições

DE SÃO PAULO

Eleições

Lula disse que neste domingo o povo brasileiro vai dar uma lição de democracia, referindo-se à "possível" tentativa de golpe no Equador. A pergunta que não quer calar. O poder central definiu que determinados Estados tenham a proteção da Força Nacional de Segurança. A festa da democracia precisa desse aparato? Muito esquisito!

IZABEL AVALLONE (São Paulo, SP)

*

O fotógrafo Moacyr Lopes Junior,a reporter Cátia Seabra e a Folha de São Paulo, deveriam ganhar todos os prêmios jornalísticos na cobertura das eleições 2010, que flagaram o presidenciável Serra dialogando com o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. Gozado que, após o telefonema, o ministro fez pedido de vista ao julgamento do recurso do PT. Uma atitude lamentável dos dois em fazer lobby e tráfico de influência.
O excelente currículo do político Serra, que destaco como um dos melhores ministros da Saúde que este país já teve, vai ficar manchado por tentar ganhar a eleição no tapetão.
Se o Serra, como candidato ao Executivo, já faz ingerência no Judiciário, ele tem, como presidente, todos os requisitos e força para acabar com nosso regime democrático, nosso Estado de Direito e nossa soberania.
Alertado pela matéria da Folha e por seus profissionais, fiquei decepcionado com o Serra, ex-Ficha Limpa.

MUSSA CALIL NETO (Barretos, SP)

*

No debate proposto pela Folha deste sábado ("Tendências/Debates"), a pergunta foi a respeito do voto facultativo no Brasil.
Depois de ler as argumentações de dois competentes debatedores, David Fleischer e Celso Roma, cheguei à conclusão de que tanto faz o voto ser obrigatório ou facultativo. O importante é tornar o processo eleitoral menos sofrível.
Neste sentido, fico com Ruy Castro, que construiu uma pérola de texto para defender tal proposta. Seu artigo "Suplício insalubre" (2/10) retratou o que é o processo eleitoral atualmente. Para mim, as eleições são realmente uma
festa, da qual devemos participar. O que deve mudar é a sua organização, para que se torne uma festa atraente para todos.

*JOSÉ ELIAS AIEX NETO * (Foz do Iguaçu, PR)

*

Muito bom o texto de Ruy Castro, "Suplício insalubre", (Opinião, 2/10). Com o fim do programa eleitoral gratuito nos meios de comunicação, principalmento o rádio, o mais popular do Brasil, dava desepero, cacofonia e ânsia na população, muito rasteiro o nível de campanha desse pleito. Todos os candidatos falando a mesma coisa, muita demagogia, promessas que jamais seria cumpridas, enfim os candidatos de Norte a Sul do país fizeram a farra. Basta saber se para ter uma democracia é necessário esse tipo de jogo arcaico e sem fundamento. '

ADALBERTO FERNANDO SANTOS (Taubaté, SP)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página