Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2012 - 09h47

Representantes de TJs apoiam limite ao CNJ

Publicidade

YALA SENA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE TERESINA

Presidentes e representantes de todos os Tribunais de Justiça do país divulgaram ontem carta de apoio às decisões liminares do STF (Supremo Tribunal Federal) que limitaram o poder de investigação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Integrantes dos tribunais estão entre os alvos das investigações do conselho. "O STF é o guardião final. [...] A gente percebe que o Supremo está sendo pressionado. E, de certa maneira, é preciso dar apoio", afirmou o desembargador Marcus Antônio de Sousa Faver.

Presidente de tribunal do Rio pede explicações ao Coaf e ataca OAB
Grupo tenta reduzir poder de Peluso na presidência do CNJ
TJ-MT pede que magistrados entreguem declarações de renda
Ex-chefe do TJ-SP liberou R$ 1,5 milhão para si próprio

Faver preside o Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil e já comandou o TJ do Rio de Janeiro.

A carta foi divulgada ontem em encontro com a presença de 19 presidentes de TJs, em Teresina. O documento afirma "irrestrita confiança no Supremo Tribunal Federal".

O presidente do TJ-SP, Ivan Sartori, disse que o STF vem sofrendo com a "hostilidade" de um "movimento" que supostamente decorre "do caso do mensalão ou de divergências entre o CNJ e o STF".

Ao ser questionado sobre quem teria interesse em hostilizar o STF, disse que se trata de pessoas interessadas "em criar situação de caos" e "em enfraquecer o Judiciário".

A carta aberta também se opõe aos poderes do CNJ de autorizar quebras de sigilo fiscal e bancário.

Os magistrados pedem ainda mais verbas e autonomia para os Tribunais de Justiça.

No mesmo encontro, a Associação dos Magistrados Brasileiros disse que irá pleitear isenção de impostos para a compra de carros blindados por parte de magistrados.

A associação afirmou que, em 2011, mais de 200 juízes foram ameaçados de morte, e, nos últimos 60 dias, ocorreram quatro ações graves contra magistrados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página