Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/10/2012 - 09h00

Supremo retoma julgamento do mensalão com votos sobre venda de apoio

Publicidade

DE SÃO PAULO

O STF (Supremo Tribunal Federal) vai retomar nesta segunda-feira (1°) o julgamento do mensalão com a análise das acusações sobre venda de apoio no Congresso durante o governo Lula. O capítulo que incluem os réus ligados ao PP, PL (atual PR), PMDB, PTB e PT.

A sessão de hoje deve ser iniciada com a retomada do voto do ministro Dias Toffoli. Na quinta, o ministro leu apenas parte do seu voto e saiu do plenário para participar da sessão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Acompanhe os votos dos ministros
O que você lembra sobre o mensalão? Faça o teste e descubra
Conheça a cronologia do escândalo
Saiba de quais crimes os réus são acusados
Apesar de denúncias, Lula negou conhecer esquema do mensalão

Depois de Toffoli, pela ordem, ainda faltam votar os ministros Marco Aurélio, Celso de Mello e o presidente do Supremo, Ayres Britto. Além do relator Joaquim Barbosa e do revisor Ricardo Lewandowski, também já votaram as ministras Rosa Weber, Cármen Lúcia, os ministros Luiz Fux e Gilmar Mendes.

Na última sessão, por seis votos a zero, a maioria do STF condenou o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB), delator do esquema do mensalão, por corrupção passiva.

Roberto Jefferson denunciou o esquema em entrevista à Folha em junho de 2005. Na entrevista, o então deputado federal do PTB revelou a existência de uma mesada paga aos deputados para que votassem a favor de projetos de interesse do governo.

O deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP) também teve maioria de votos por sua condenação no crime de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, assim como o ex-deputado Pedro Corrêa (PP-PE).

Lewandowski condenou por corrupção passiva os réus Roberto Jefferson, presidente do PTB, o ex-deputado Romeu Queiroz, na época do PTB, e José Borba, ex-deputado do PMDB, por corrupção passivas, e os absolveu das acusações de lavagem de dinheiro. O revisor ainda absolveu o ex-assessor do PTB Emerson Palmieri. O ministro também condenou Valdemar Costa Neto (PR) por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, e o ex-deputado Carlos Rodrigues, conhecido como Bispo Rodrigues (ex-PL), por corrupção passiva.

A sessão de hoje será transmitida ao vivo pelo site da Folha e também TV Justiça (canal 53-UHF em Brasília), pela Rádio Justiça (104.7 FM em Brasília) e também pela internet.

FATIAMENTO

O tribunal aceitou a sugestão de Joaquim Barbosa e está julgando o processo pelos capítulos da denúncia apresentado pelo Ministério Público. O relator está seguindo a ordem pela qual STF aceitou a denúncia, e começou a votar pelos capítulos 2 e 3 e terminará o julgamento com a análise do primeiro capítulo.

Os ministros dividiram a análise do caso em duas partes. A primeira começou no dia 2 de agosto com a exposição do caso, a acusação da procuradoria-geral da República e as defesas dos réus.

Nesta segunda etapa do julgamento, as sessões têm início marcado para as 14h, e ocorrem três vezes por semana, às segundas, quartas e quintas.

O cronograma foi estabelecido pelos próprios ministros, mas pode sofrer mudanças como atrasos, que podem correr com a votação de questões de ordem eventualmente levantadas por advogados dos réus.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página