Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2012 - 05h25

Ex-aliados, PSB e PT chegam empatados às urnas em Fortaleza

Publicidade

PAULO PEIXOTO
ENVIADO ESPECIAL A FORTALEZA

Os 1,6 milhão de eleitores de Fortaleza decidem hoje o embate mais disputado entre PT e PSB nas principais cidades do país neste ano.

O advogado vinculado a movimentos sociais Elmano de Freitas (PT), 42, e o médico sanitarista e deputado estadual Roberto Cláudio (PSB), 37, chegam à reta final empatados.

Pesquisa Datafolha encomendada pelo jornal "O Povo", realizada ontem e anteontem, aponta que tanto Elmano quanto Claudio têm 50% dos votos válidos.

PT e PSB eram aliados no Estado até junho deste ano. Sob a aprovação dos irmãos Gomes --o governador Cid e o ex-ministro Ciro--, permaneceram assim por oito anos. Agora estão às turras.

O estopim da discórdia foi o fato de a prefeita Luizianne Lins, que preside o PT do Ceará, não ter aberto mão de indicar Elmano à sua sucessão após dois mandatos seguidos.

Os Gomes dizem que até aprovariam outro nome petista, desde que a escolha fosse consensual. Sem acordo, Cid lançou Roberto.

Durante a campanha, Cid e Luizianne trocaram duros ataques. O governador a acusou de ser "vaidosa, arrogante, personalista e que não gosta de trabalhar".

A prefeita equiparou Cid e Ciro aos coronéis nordestinos.

Por trás do embate está o caminho para a independência do PSB em sua relação com o Planalto. O partido deve continuar na base do governo, mas avisa ao PT que é capaz de se organizar sozinho.

Não foi à toa que em capitais importantes como Belo Horizonte e Recife também houve cisão do PSB com o PT.

Nessas duas capitais, o PSB venceu no primeiro turno.

O PSDB de Aécio Neves, potencial rival de Dilma em 2014, também lucrou, já que o senador avalizou a candidatura do PSB na capital mineira.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página