Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2012 - 05h10

Dárcy Vera é favorita para a reeleição em Ribeirão Preto

Publicidade

MARCELO TOLEDO
EDITOR-ASSISTENTE DA "FOLHA RIBEIRÃO"

Em um segundo turno marcado por promessas nas áreas da saúde e educação, a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (PSD), tenta hoje ser o primeiro ocupante do cargo a se reeleger no município.

Desde a instituição da possibilidade de reeleição às prefeituras, no ano 2000, nenhum dos prefeitos obteve a reeleição em Ribeirão.

Para quebrar esse "tabu", a prefeita aposta nas pesquisas, que a colocaram em vantagem no segundo turno contra o deputado Antonio Duarte Nogueira Junior (PSDB). Ele tenta pela terceira vez ser prefeito de Ribeirão.

No primeiro turno, Dárcy teve 46,3% dos votos válidos, contra 30,4% de Nogueira.

O segundo turno foi marcado por promessas na saúde, como a criação do Poupatempo da Saúde, feita por Nogueira, e a adoção do ensino integral na rede municipal.

Segundo a proposta do Poupatempo, seria criada uma central de atendimento informatizada, na qual técnicos e médicos fariam por telefone contato com os pacientes, além de agendar consultas e exames.

Na TV, a campanha de Dárcy iniciou uma série de ataques, dizendo que consultar por telefone é ilegal, segundo resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina). Nogueira disse que não haveria consulta por telefone, mas um encaminhamento do paciente para o local mais apropriado.

O tucano também prometeu a adoção gradual do sistema integral de ensino na rede municipal. Na última semana, a Secretaria da Educação de Ribeirão passou a enviar aos pais de alunos da pré-escola um bilhete sobre a implantação do período integral a partir de 2013.

Ribeirão Preto já teve prefeitos que a governaram por mais de um mandato, mas não de forma consecutiva, como Gasparini (quatro), Antonio Palocci Filho (PT) e Duarte Nogueira, pai do atual candidato (ambos duas vezes).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página