PAULO SALDAÑA
WÁLTER NUNES
DE SÃO PAULO

Em ato na praça da República, em São Paulo, nesta quarta (24), Lula criticou a decisão do TRF-4 que o condenou a 12 anos e um mês de prisão e citou realizações de seu governo. "Esse ato não é de eleição. Ele é infinitamente maior que eleição. É um ato pela soberania nacional."

O petista afirmou que nunca teve nenhuma ilusão com a decisão do tribunal. "Houve um pacto com o Poder Judiciário e imprensa de que era hora de acabar com o PT. Eles não admitiam mais a ascensão social das pessoas em desenvolvimento."

No discurso, citou conquistas de seu governo, como a expansão do ensino superior e do crédito e os programas Ciência Sem Fronteiras e Minha Casa, Minha Vida.

Segundo Lula, a decisão do TRF-4 foi baseada em mentiras. O ex-presidente reforçou que não há provas contra ele.

"Quero que eles digam qual foi o crime que cometi. Estou condenado outra vez por um apartamento que eu não tenho", afirmou.

Crédito: Editoria de Arte/Folhapress PUNIÇão REAFIRMADA Juízes da 2ª instância confirmam condenações feitas por Moro e mudam penas
PUNIÇão REAFIRMADA Juízes da 2ª instância confirmam condenações feitas por Moro e mudam penas

"Se me condenaram, me deem pelo menos o apartamento. Já pedi pro Guilherme Boulos [coordenador do MTST] mandar o pessoal dele ocupar. Já que é meu, que ocupem."

Lula disse também que a decisão é contra o povo brasileiro. "Não quero que vocês fiquem preocupados com o Lula, mas com 200 milhões de brasileiros que vivem de salário neste país. E tudo vai piorar quando aprovarem a reforma da Previdência."

No discurso mencionou Tiradentes e Nelson Mandela. "O ser humano pode ser preso. Mandela ficou 27 anos preso e continuou sua luta. Voltou e foi presidente."

Lula disse que só vai parar de lutar quando morrer e convocou a militância a seguir em marcha até a av. Paulista.

Antes de Lula falar, a cantora Ana Cañas cantou a música "O Bêbado e o Equilibrista", de Aldir Blanc e João Bosco. Lançada em 1978, a letra faz alusão à ditadura militar. A cantora Preta Rara também entoou alguns versos.

Às 20h40, os manifestantes começaram a caminhar em direção à Paulista. Seguirão pela rua da Consolação. Na avenida, policiais militares estão se paramentando com caneleiras e armaduras. Outros policiais estão chegando para reforçar o grupo.

O ato anti-Lula foi pacífico e movimentos obedeceram recomendação da PM de encerrar a manifestação pra evitar confronto com os apoiadores da esquerda.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.