Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/06/2010 - 19h03

Manifestantes sem terra queimam pneus contra política de assentamento em AL

Publicidade

JOÃO PAULO GONDIM
DE SÃO PAULO

Manifestantes ligados ao MLST (Movimento pela Libertação dos Sem Terra) de Alagoas protestaram hoje pela manhã contra a política de assentamento do Incra no Estado. Eles atearam fogo em paus e pneus em frente à instituição, no centro de Maceió.

A ação interditou por duas horas a rua do Imperador. Não houve confronto com a polícia, que contabilizou 400 manifestantes. Já o movimento disse que havia mais de mil pessoas na ação.

De acordo com Marcos Antônio da Silva, o Marrom, 41, coordenador do MLST, a superintendência do Incra em Alagoas não recebe as demandas dos sem-terra e não atua a contento no reassentamento dos trabalhadores rurais.

"Há cerca de dez mil famílias sem-terra e o Incra prometeu assentar, neste ano, apenas 3.000."

Os manifestantes estão acampados desde ontem na praça Sinimbu, onde está localizada a sede do órgão no Estado, e prometem permanecer ali até o dia 12.

O atual superintendente, Estevão Oliveira, disse que espera uma "pauta concreta" do MLST e afirmou que a ação do grupo foi "descabida". Ele afirmou que segue a meta nacional traçada para Alagoas e que, em sete anos, a gestão atual criou 105 assentamentos e deu terra a cerca de 9.000 famílias.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página