Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/06/2010 - 14h06

Lula recebe lista tríplice para substituir procurador do DF

Publicidade

FELIPE SELIGMAN
DE BRASÍLIA

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, entregou nesta terça-feira ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma lista com três nomes para substituir o atual procurador-geral de Justiça do Distrito Federal, Leonardo Bandarra, cujo mandato termina no dia 2 de julho.

Os candidatos são os promotores Carlos Alberto Cantarutti e Diaulas Costa Ribeiro e a procuradora Eunice Pereira Amorim Carvalhido.

Lula não tem data para escolher o substituo de Bandarra na chefia do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, que, apesar de ser local, não é um órgão Estadual.

A instituição faz parte do Ministério Público da União e, por conta disso, a nomeação do procurador-geral do DF é feita pelo presidente da República.

Leonardo Bandarra é investigado pelo CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) por suposto envolvimento no mensalão do DEM, esquema organizado pelo ex-governador do DF, José Roberto Arruda (sem partido), de pagamento de propina em troca apoio político.

Segundo o delator do mensalão, Durval Barbosa, o procurador teria recebido mais de R$ 1,6 milhão, além de mesada, para interferir no Ministério Público e impedir investigações sobre os contratos do lixo.

De acordo com Barbosa, a promotora Deborah Guerner seria a intermediária da negociação. Um das conversas, segundo depoimento de Barbosa, foi feita na sauna da casa da promotora. Os conselheiros viram indícios "graves" de participação dos dois no mensalão do DEM.

Assim que deixar o cargo, Bandarra irá para a 13ª Promotoria Criminal do Distrito Federal. Ele continuará sendo investigado pelo CNMP e, caso seja condenado, a maior punição seria a aposentadoria compulsória.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página