Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2010 - 19h59

Aliados de Dilma querem aproveitar polêmica para incluir sugestões em programa

Publicidade

DE SÃO PAULO

Aliados da candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT) querem aproveitar a polêmica em torno do programa de governo da petista para ganhar espaço na discussão da terceira versão da proposta a ser entregue ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Com o desgaste pela troca da proposta mais radical por um texto mais ameno, aliados avaliam que o PT estará mais aberto a receber sugestões e incorporar propostas divergentes.

Na segunda-feira, o conselho político da campanha do PT, formando por representantes dos partidos que compõem a chapa, deve se reunir. Integrantes do grupo vão cobrar que fique estabelecida a metodologia que será utilizada para reunir as propostas apresentadas por todos os aliados no programa de governo final de Dilma.

Sob o nome "Para o Brasil Seguir Mudando", a coligação oficial de Dilma é formada por PT, PMDB, PDT, PSB, PR, PC do B, PRB, PTN, PSC e PTC - uma aliança considerada histórica. O receio de parte dos aliados é que, diante do número de partidos e com as divergências nas propostas individuais, a terceira versão do programa não contemple pontos essenciais que fazem partem das bandeiras partidárias ou privilegiem as maiores legendas.

O secretário-geral do PT, José Eduardo Cardozo, afirmou que o episódio da troca de programas não vai provocar nenhuma mudança na ideia inicial do partido de fazer uma "proposta plural" e que essa discussão é desnecessária.

"Esse texto foi para cumprir o prazo estabelecido pelo TSE. Ainda não houve tempo necessário para discutir o programa, mas isso será feito e os pontos serão produzidos em conjunto. Esse programa final será o resultado dessa ampla discussão que pensa o que é melhor para o país. Não haverá disputa de espaço. Isso não cabe", afirmou.

Um dos coordenadores do programa de governo do PMDB, o ex-governador Moreira Franco reforçou o discurso do petista e minimizou a polêmica entre os aliados. "Isso é querer criar um problema que não existe. Internamente isso não teve desdobramentos. Na semana que vem o comitê de campanha vai se instalado e as coisas ficam mais claras, mais organizadas", afirmou.

A entrega do programa de governo de Dilma foi tumultuada porque uma proposta com todas as páginas rubricadas pela petista e foi alterada posteriormente por causa de pontos polêmicos, como tributação de grandes fortunas, redução da jornada de trabalho e combate "ao monopólio dos meios eletrônicos" de comunicação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página