Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/07/2010 - 22h17

Justiça Eleitoral do Rio indefere candidaturas de 18 filiadas ao PDT

Publicidade

FÁBIO GRELLET
DO RIO

O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio) negou hoje o registro das candidaturas de 18 mulheres inscritas para disputar as eleições de outubro pelo PDT. Elas podem recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Segundo a procuradora regional eleitoral Silvana Batini, as candidatas não haviam apresentado nenhuma das certidões exigidas pela Justiça Eleitoral. Ela suspeita que as candidaturas foram apresentadas apenas para cumprir a legislação eleitoral. A lei determina que 30% dos candidatos registrados por cada partido sejam mulheres.

"Se faltasse um ou outro documento poderia ser um problema eventual, mas haver 18 casos em que nenhuma certidão foi apresentada indica que pode ter sido uma estratégia só para cumprir a lei eleitoral", disse Batini.

Segundo a procuradora, apenas um homem teve a candidatura indeferida. "Mas esse apresentou quase todos os documentos, a falta foi ocasional", afirmou.

Se ficar comprovado que o partido tentou fraudar as regras eleitorais, pode ser punido e até excluído das eleições no Estado do Rio.

A reportagem não localizou nenhum representante do PDT para se pronunciar sobre o caso, na noite desta quinta-feira.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página