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Em dez dias, Dilma e Marina arrecadam apenas 0,04% do que preveem gastar
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RANIER BRAGON
DE BRASÍLIA
Dez dias após colocar em funcionamento o sistema de arrecadação pela internet --recebimento de doações por meio de cartões de crédito e débito--, as campanhas de Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV) informaram ontem ter recebido R$ 90 mil de 1.120 doadores: R$ 45 mil de 620 doadores, no caso de Marina, e R$ 44 mil de 500 doadores, no caso de Dilma.
Os R$ 89 mil representam apenas 0,04% do valor que as duas candidaturas pretendem gastar em toda a campanha (R$ 90 milhões de Marina e R$ 157 milhões de Dilma) e também passam bem longe dos R$ 16 milhões que as duas declararam ter arrecadado em julho pelo sistema tradicional, o proveniente do cofre das grandes empresas.
A campanha de José Serra (PSDB) não implantou o mecanismo, que entra em funcionamento pela primeira vez nas atuais eleições.
A possibilidade de doação por cartões de crédito é débito foi possibilitada pela minirreforma eleitoral de 2009 e teve inspiração na bem-sucedida arrecadação do presidente norte-americano Barack Obama, em 2008, cuja campanha afirma ter recebido doações pela internet de mais de três milhões de pessoas, sendo que grande parte dos eleitores teria colaborado com quantias inferiores a US$ 100.
As doações para Dilma e Marina tiveram uma média de R$ 79 por pessoa (não é permitida doação por meio de cartões corporativos). Ao lançarem o mecanismo, no início da semana passada, as candidatas do PT e do PV apelaram para imagens simbólicas.
Dilma divulgou em seu site doação de R$ 1.013 vinda da primeira-dama, Marisa Letícia. Marina usou o estudante Ari Pinotti, de 11 anos, neto do deputado José Aristodemo Pinotti (DEM), morto em 2009. Ele doou R$ 20 por meio do cartão de crédito do pai.
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