Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/08/2010 - 18h43

Congresso usa verba pública para propaganda que estimula voto em deputados e senadores

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

A Câmara e o Senado produziram com dinheiro público uma peça publicitária que estimula os eleitores a votarem nos deputados federais e senadores nas eleições de outubro.

Além da publicidade veiculada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), as emissoras de rádio e TV das duas Casas vão transmitir a propaganda --intitulada de "Seu Voto faz o Congresso Nacional".

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

O Senado, responsável pela coordenação da campanha, não divulgou o total de gastos. A Casa argumenta que a peça foi produzida integralmente por servidores, por isso não há desembolso além do previsto no orçamento do Congresso. O Senado prometeu calcular os recursos no final da campanha, já que haverá distribuição de material impresso paralelamente à publicidade no rádio e TV.

As gráficas da Câmara e do Senado imprimiram cartazes, marcadores de página e cartões postais que serão distribuídos no país com as mensagens: "Você decide quem faz as leis do Brasil" e "Quando você vota para eleger deputados e senadores, escolhe quem faz as regras do jogo".

A Infraero (estatal que administra os aeroportos) já pediu 210 mil marcadores de livros e postais para serem distribuídos nos aeroportos. Também há negociações com o Banco do Brasil, Caixa Econômica e Correios para a distribuição de material --impresso integralmente nas gráficas públicas.

"Não existe licitação para agência de propaganda. Claro que tem o gasto do salário, a fita com o vídeo, mas não houve a contratação de ninguém", disse a diretora de comunicação do Senado, Elga Lopes.

Elga foi nomeada no ano passado pelo presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), para ocupar a diretoria --responsável por controlar o rádio e a TV da instituição. Ela trabalhou nas campanhas de Roseana Sarney no Maranhão em 1998 e 2002 sem se licenciar formalmente da Casa.

'ATENÇÃO ESPECIAL'

Segundo a diretora, os eleitores devem ter "atenção especial" ao escolherem os deputados e senadores porque cada cidadão é responsável pela montagem do novo Congresso. "O voto de hoje é o Congresso de amanhã."

Consultor do Senado, Gustavo de Leon disse que a Casa deve resgatar sua imagem com a escolha de bons parlamentares depois de protagonizar desgastes políticos no ano passado. "Temos que escolher bem quem vai fazer as regras desse jogo."

Além das emissoras institucionais das Casas, o Senado também negocia com emissoras privadas a veiculação da propaganda. Segundo os responsáveis pela campanha, não haverá custos, mas parcerias com as emissoras que tiverem interesse em veicular a propaganda eleitoral.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página