Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2010 - 12h13

Deputado recorre ao STF para suspender condenação com base na Ficha Limpa

Publicidade

DE SÃO PAULO

O deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO) recorreu ao STF (Supremo Tribunal Federal) para suspender os efeitos de uma condenação com base na Lei da Ficha Limpa.

Donadon foi condenado em primeira instância por peculato e formação de quadrilha a uma pena de cinco anos e seis meses de reclusão, além de multa. Ele recorreu ao TJ (Tribunal de Justiça) de Rondônia, mas sua apelação foi rejeitada. Por conta da condenação, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Rondônia indeferiu seu registro para disputar a reeleição.

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

No STF, a defesa do deputado pediu a suspensão dos efeitos de decisão do TJ-RO até que o mérito de seu recurso extraordinário seja julgado pela Suprema Corte.

Pedido semelhante já foi rejeitado pelo ministro Marco Aurélio, sob alegação de que o efeito suspensivo restringe-se a situações extraordinárias.

Ainda segundo o ministro, mesmo com o indeferimento do registro, Donadon pode prosseguir na disputa. Segundo sua defesa, ele está em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto.

Os advogados do deputado alegam que, após a decisão do ministro Marco Aurélio, surgiram "fatos novos e relevantes" que justificam esse novo pedido: a análise do recurso extraordinário de Joaquim Roriz (PSC).

A defesa alega que a indefinição do STF quanto à possibilidade de retroatividade da lei, devido ao empate na votação do recurso extraordinário de Roriz, não deve resultar em prejuízo contra seu cliente.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página