Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/10/2010 - 12h59

Governo descarta problemas nas eleições com horário de verão

Publicidade

SOFIA FERNANDES
DE BRASÍLIA

O secretário de Energia do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner, descartou nesta quinta-feira a possibilidade de haver problemas técnicos no segundo turno das eleições, em 31 de outubro, por causa do horário de verão.

Segundo ele, as urnas estão pré-programadas para adiantar uma hora em seus sistemas, o que evitará problemas no horário de abertura e fechamento do período de votação. O horário de verão começa à 0h deste domingo, no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

Grüdtner afirmou que o governo espera reduzir em até 5% o consumo de energia em horário de pico com a adoção do horário de verão.

Essa demanda equivale, para as regiões Sudeste e Centro-Oeste, a 62% do consumo de energia na cidade do Rio de Janeiro em horário de pico, ou duas vezes o que se consome em Brasília nesse período do dia, que vai das 18h às 21h.

Para a região Sul, a redução da demanda é equivalente a 75% do consumo em horário de pico em Porto Alegre, afirmou o secretário. Os índices são equivalentes aos alcançados no último horário de verão.

O governo adota o horário de verão para distribuir ao longo do dia o consumo concentrado do horário de pico, que sobrecarrega as linhas de transmissão. A utilização diária de energia fica, portanto, mais uniforme.

A expectativa de economia de energia geral com a medida para este ano é de 0,5%.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página