Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/11/2010 - 16h42

Papa pede que bispos brasileiros defendam vida consagrada

Publicidade

DA EFE

O papa Bento 16 pediu nesta sexta-feira aos "bispos, sacerdotes, consagrados e leigos" para promover a vocação da vida na Igreja, em um ato com bispos brasileiros do Regional Sul 2 (Estado do Paraná), no Vaticano.

"Perante a diminuição dos membros em muitos institutos e o seu envelhecimento, evidente em algumas partes do mundo, muitos se interrogam se a vida consagrada ainda é uma proposta capaz de atrair os jovens", manifestou o pontífice, que disse que "a vida consagrada teve origem com o senhor".

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Comente reportagens em nossa página no Facebook

Bento 16 lembrou como Cristo escolheu para si mesmo "esta forma de vida virgem, pobre e obediente" e, por isso, assinalou que "a vida consagrada nunca poderá faltar nem morrer na Igreja" porque foi "querida pelo próprio Jesus como parcela irremovível da sua Igreja'".

Por este motivo, Bento 16 fez um pedido para conseguir um compromisso no pastoral vocacional.

"Se a vida consagrada é um bem de toda a Igreja, algo que interessa a todos, também a pastoral que visa promover as vocações à vida consagrada deve ser um empenho sentido por todos: bispos, sacerdotes, consagrados e leigos", afirmou.

O papa destacou que a capacidade formativa de cada instituto, seja em sua fase inicial como em suas fases sucessivas, está no centro de todo o processo de renovação.

"Se a vida consagrada é, em si mesma, uma progressiva assimilação dos sentimentos de Cristo, resulta evidente que tal caminho terá de durar a vida inteira para permear todas as pessoas e torná-las semelhantes ao filho que se entrega ao pai pela humanidade", disse Bento 16.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página