Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/12/2010 - 22h47

TSE mantém decisão que enquadra João Capiberibe na Lei da Ficha Limpa

Publicidade

DE SÃO PAULO

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) manteve decisão que enquadra o ex-governador e ex-senador do Amapá João Capiberibe (PSB) na Lei da Ficha Limpa.

Por 5 votos a 2, o tribunal decidiu que Capiberibe não poderá ser diplomado senador, apesar de ele ter sido o segundo mais bem votado no Estado.

Ele será substituído pelo adversário Gilvam Borges (PMDB), que ficou em terceiro lugar na disputa. A primeira cadeira é de Randolfe Rodrigues (PSOL).

TSE determina exclusão de Janete e João Capiberibe de resultado da eleição
Testemunhas reafirmam compra de votos no Amapá
Procuradoria vai investigar falso testemunho no caso Capiberibe
Testemunha do processo Capiberibe é esfaqueada no Amapá

No começo do mês, o TSE já havia determinado que João e Janete Capiberibe, sua mulher e deputada eleita, eram inelegíveis.

João poderá recorrer, ainda, ao STF (Supremo Tribunal Federal), assim como Janete.

O casal Capiberibe foi cassado por compra de votos nas eleições de 2002, quando também se elegeram senador e deputada federal, respectivamente. Eles foram considerados "fichas-sujas" em setembro.

Recentemente, um ex-funcionário de uma TV da família de Gilvam Borges acusou o peemedebista de ter comprado três testemunhas no processo que cassou os mandatos do casal João e Janete, conforme revelou a Folha.

Posteriormente, o ex-governador também acusou o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), de envolvimento na compra dessas testemunhas. Ambos negaram as acusações.

Camilo Capiberibe (PSB), filho de João, foi eleito em outubro governador do Amapá.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página