Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/12/2010 - 14h03

Estudantes protestam na frente do Congresso contra aumento salarial

Publicidade

JOHANNA NUBLAT
DE BRASÍLIA

Em protesto contra o aumento do salário dos congressistas, cerca de 70 estudantes pintaram os rostos e levaram faixas para a frente do Congresso Nacional.

"Eu não sou otário, tira do meu bolso para aumentar o seu salário", gritaram no início da tarde desta terça-feira (21), antes de se desmobilizarem. Uma das faixas fazia referência ao recém-eleito deputado federal Tiririca (PR-SP). "Aqui não tem nenhum 'abestado'" dizia o cartaz carregado pelo aluno de direito da UnB (Universidade de Brasília) Lucas Galvane, 21.

Projeto popular quer condicionar reajuste dos políticos ao aumento do salário mínimo
UNE recebe R$ 30 milhões de indenização do governo
Salário de congressistas é maior que em países ricos
Mesmo vazio, Congresso custa R$ 1,9 bi a contribuinte

Os estudantes chegaram a se aproximar da entrada do Congresso, mas foram contidos pela Polícia Militar e pela Polícia Legislativa. Houve um pequeno empurra-empurra, mas sem gravidade.

"Estamos indignados com esse aumento abusivo. Para a educação, não tem aumento", reclamou Loyane de Souza Andrade, 21, estudante do curso de serviço social da UnB.

Cerca de 25 policiais militares, em sete viaturas, acompanharam a movimentação. "Todo mundo é contra o aumento. Mas [o Congresso] está em recesso, não tem ninguém aqui", explicou o major Alcenor Pereira dos Santos, no comando da operação.

Na verdade, os deputados e senadores ainda não estão em recesso oficial, e o Congresso se debruça na aprovação do orçamento de 2011. O movimento nas Casas, porém, é fraco.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página