Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/12/2010 - 09h44

Painel: Procurador quer última declaração de IR dos réus do mensalão

Publicidade

DE SÃO PAULO

O Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, pediu ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa que envie ofício à Receita Federal requisitando a última declaração de imposto de renda dos réus da ação penal do mensalão, informa o "Painel" da Folha, editado por Renata Lo Prete (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).

O objetivo é conhecer a atual situação financeira dos denunciados para evitar multas irrisórias ou abusivas na eventual fixação das penas.

Para o advogado de Marcos Valério, Marcelo Leonardo, a iniciativa pressupõe que haverá condenação: "O pedido não é desarrazoado, embora não seja comum na Justiça Criminal. Em 34 anos de advocacia criminal, nunca tinha visto algo assim".

O procurador pediu para juntar ao processo do mensalão ação de cobrança ajuizada em 2005 contra o PT pelas empresas de Marcos Valério e por seu amigo e advogado Rogério Tolentino.

Também deverá ser juntada a denúncia oferecida contra Roberto Jefferson a partir da divulgação de um vídeo de 2005 no qual o então diretor dos Correios Maurício Marinho aparece recebendo propina e descrevendo uma suposta estrutura clandestina de arrecadação de dinheiro na estatal.

Leia a coluna completa na Folha desta segunda-feira, que já está nas bancas.

Assine a Folha

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página