Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/01/2011 - 12h11

Itália chama Dilma para Festa da República mesmo com impasse sobre caso Battisti

Publicidade

DA ANSA, EM ROMA
DE SÃO PAULO

A Itália vai convidar os presidentes do Brasil, da Argentina e do Uruguai para as comemorações do 150 anos da instituição da República, celebrado em 2 de junho.

De acordo com o subsecretário da Presidência do Conselho de Ministros, Gianni Letta, também serão chamados os 26 líderes dos países-membros da União Europeia, mais os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia.

Brasil, Argentina e Uruguai concentram um grande número de italianos, assim como a Itália abriga muitos argentinos, brasileiros e uruguaios.

BATTISTI

O convite a Dilma vem no momento em que Brasil e Itália enfrentam uma crise diplomática envolvendo o caso do ativista italiano Cesare Battisti.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou o pedido da Itália pela extradição de Battisti no dia 31 de dezembro. A decisão foi publicada no "Diário Oficial" da União do dia 3 de janeiro.

No dia 6, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cezar Peluso, negou pedido da defesa do italiano pela soltura imediata do ex-ativista. A Corte deve analisar o caso em fevereiro.

Battisti foi condenado à prisão perpétua pela Justiça de seu país por quatro homicídios ocorridos entre 1978 e 1979, quando integrava organizações da extrema esquerda. Ele nega os crimes e diz ser perseguido político.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página