Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/03/2011 - 13h53

Superintendente da PF que investigava Jucá e Anchieta Jr. deixa cargo

Publicidade

KÁTIA BRASIL
DE MANAUS

A Polícia Federal exonerou o delegado Herbert Gasparini do cargo de superintendente da corporação em Roraima.

Ele era o responsável pelas investigações sobre suspeitas de origem ilegal de dinheiro nas campanhas do governador reeleito José de Anchieta Jr. (PSDB), do senador líder do governo, Romero Jucá (PMDB), e do candidato derrotado a governador Neudo Campos (PP).

Em dezembro, a Folha publicou que Gasparini tinha um filho ocupando cargo de confiança no governo de Roraima. Mas o funcionário, que era estudante, deixou o cargo.

Antes, em outubro, a PF havia proibido o delegado de dar declarações à imprensa sobre o inquérito aberto para investigar suposta compra de votos envolvendo Jucá.

O delegado apurava a origem de R$ 5 milhões apreendidos durante as eleições por suspeita de compra de votos e determinou a abertura de 158 inquéritos.

Na ocasião, Gasparini declarou que "quem ganha eleição em Roraima é quem tinha dinheiro para comprar voto".

Ele deixou o cargo há um mês, antes de completar dois anos. Seu afastamento foi comunicado no dia 15 de fevereiro.

O policial ocupará uma função ainda indefinida na Corregedoria-Geral da PF, em Brasília. Até sexta-feira, segundo a polícia, ele não havia se apresentado no setor.

Em Roraima, o cargo de superintendente continua vago.

Gasparini não foi localizado para falar sobre sua exoneração. Em fevereiro, ele afirmou que o trabalho feito em Roraima iria "redundar numa moralização da política praticada no Estado".

Por meio da assessoria de imprensa, a direção da Polícia Federal, em Brasília, informou que a saída do delegado da superintendência foi de "cunho estritamente pessoal".

Reiterou que a atuação do delegado foi "republicana e apartidária" e negou "qualquer ilação a respeito de afastamento de autoridades policiais por pressão política".

Procurado pela reportagem, Jucá disse, por meio da assessoria de imprensa, que não sabia da exoneração do superintendente e que nunca teve nenhum problema com ele.

Colaborou ANDREZZA TRAJANO, DE BOA VISTA

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página